Justiça proíbe Carreta Furacão de usar ‘cópia’ do personagem Fofão | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Justiça proíbe Carreta Furacão de usar ‘cópia’ do personagem Fofão

2023-09-26 às 16:34
Fonfon, da Carreta Furacão, e Fofão, personagem de Orival Pessini.

A Justiça de São Paulo proibiu a Carreta Furacão de usar a imagem do personagem ‘Fonfon’. O juiz Thomaz Carvalhaes Ferreira, da 7ª Vara Cível de Ribeirão Preto entendeu que ‘Fonfon’ seria uma cópia do ‘Fofão’, criado por Orival Pessini para o programa Balão Mágico na década de 1980.

O magistrado acatou um pedido feito pelo filho do ator, Pedro Vassen Pessini, e determinou que a empresa de Ribeirão Preto F. de S. C. Dameto Eventos, dona da Carreta Furacão, pague uma indenização de R$ 70 mil por danos morais.

“Ainda que em tese a figura do boneco Fonfon seja mesmo uma paródia ou caricatura do personagem Fofão, por se tratar de uma clara imitação extravagante, não merece o enquadramento de estar imune à autorização do criador, seja porque sua nomenclatura remete diretamente à criatura original ou mesmo por estarmos diante de uma réplica desfigurada da vontade do falecido autor”, afirmou o magistrado na decisão.

Leia a matéria completa do Metrópoles