Domingo, 19 de Maio de 2024

Líder religioso obtém mudança de nome para ‘Inri Cristo’ em documentos oficiais

2024-05-06 às 10:35

Álvaro Thais, de 76 anos, obteve a aprovação para alterar seu nome para Inri Cristo Thais em seus documentos oficiais emitidos pelo Governo Federal. A mudança, de acordo com o colunista do Metrópoles, Paulo Cappelli, aconteceu em janeiro de 2024 e foi viabilizada devido à aprovação de uma lei no Congresso Nacional e sancionada pela Presidência em 2022.

Assim, o líder religioso passa a adotar a assinatura Inri. Como ele possui mais de 65 anos, seu documento não tem prazo de validade.

A legislação federal 14.382 possibilita a mudança de nome diretamente nos cartórios, dispensando a necessidade de ação judicial. Anteriormente, tal procedimento exigia a contratação de um advogado, a apresentação de uma justificativa coerente e aguardar a decisão do juiz, que poderia indeferir o pedido.

Agora, basta solicitar a mudança em qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil, sendo necessário ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que varia de R$ 100 a R$ 400, dependendo do estado. Em outubro de 2000, Inri Cristo já havia obtido sucesso em alterar seu nome em sua certidão de nascimento através de uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações: Metrópoles