Com mais de 98,81% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva está matematicamente eleito presidente do Brasil com, até o momento, 59.563.912 votos, o equivalente a 50,83%. Seu concorrente, Jair Bolsonaro conquistou 57.627.462 votos, o que corresponde a 49,17%. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, foi registrada abstenção de 31.661.075 pessoas. Foram contabilizados 3.879.651 votos nulos e 1.747.542 em branco.
Luiz Inácio Lula da Silva, filho de lavradores analfabetos, nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Caetés, na época, um distrito do município de Garanhuns no interior do Pernambuco, atualmente tem 76 anos e foi o sétimo filho a nascer.
Enquanto criança, na casa em que vivia, no semiárido pernambucano, não existia luz, água encanada ou mesmo um banheiro, sendo assim, Luiz Inácio cresceu tendo uma infância extremamente simples e difícil. Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias, apesar da falta de incentivo do pai, analfabeto, que entendia que seus filhos não deveriam ir à escola, mas apenas trabalhar.
Carreira Política
Lula é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi o 35º presidente do Brasil entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011.
Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o PT, em 1980, durante o processo de abertura política. Lula foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política.
Elegeu-se em 1986 deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello.
O governo Lula teve como marco a consolidação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.
Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã, ao aquecimento global, ao Mercosul e aos BRICS. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo.