Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025

Lula recebe faixa presidencial de representantes do povo brasileiro

2023-01-01 às 17:17

Foto: Reprodução/TV Globo

Após quase duas horas no Congresso Nacional, o presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente empossado Geraldo Alckmin deixaram o Parlamento às 16h20 e seguiram para o Palácio do Planalto.

Após chegar ao Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu a faixa presidencial. Com a ausência de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão na cerimônia, quebrando a tradição da entrega, a faixa passou por representantes da sociedade civil até ser entregue ao presidente.

O grupo foi formado por oito pessoas:

  1. Francisco: uma criança de 10 anos, moradora de Itaquera, periferia de São Paulo;
  2. Aline Sousa: catadora, 33 anos
  3. Cacique Raoni Mtuktire
  4. Weslley Viesba Rodrigues, metalúrgico do ABC
  5. Murilo de Quadros Jesus, professor de português
  6. Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira que ficou dez meses na Vigília Lula Livre
  7. Ivan Baron, influencer na luta anticapacitista
  8. Flávio Pereira, artesão que ficou 580 dias na vigília Lula Livre

O ato inédito quebrou o suspense em torno de quem entregaria a faixa para Lula. Isso porque um decreto de 1972 propõe que o presidente da República receba de seu antecessor a faixa.

A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.

Lula voltou a discursar no Parlatório da sede do Executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a “violência política” durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros.

“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou.

Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse no Congresso começou às 14h45 e acabou às 16h04. Logo após o fim da cerimônia, Lula recebeu cumprimentos de parlamentares e de convidados, inclusive um abraço do ex-presidente e ex-senador José Sarney.

Do Plenário da Câmara, Lula e Alckmin foram à sala da Presidência do Senado, onde tiveram uma conversa rápida com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Em seguida, voltaram ao Salão Negro e caminharam em direção à rampa do Congresso.

Após desceram a rampa, o novo presidente escutou o Hino Nacional, acompanhados dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e da primeira-dama Rosângela Lula da Silva (conhecida como Janja) e da vice-primeira dama Lu Alckmin. Em seguida, Lula passou as tropas em revista na porta do Congresso.

A pedido da primeira-dama, não houve a tradicional salva de 21 tiros de canhão. Para evitar perturbações a animais e a pessoas com autismo, Janja pediu que equipamentos que emitam barulho não fossem usados na posse.

Bastante aplaudidos pelo público, Lula, Alckmin e as esposas entraram no carro presidencial às 16h40, de onde partiram para o Palácio do Planalto, onde a posse terá continuidade. Após receber a faixa presidencial, Lula fará o segundo discurso do dia no Parlatório do Planalto.

Com informações da Agência Brasil e g1