Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Mandato de Aliel pede mais médicos ao Ministério da Saúde

2023-04-06 às 11:39

O deputado federal Aliel Machado (PV), representante dos Campos Gerais na Câmara Federal, se reuniu com a ministra da Saúde, Nísian Trindade, para tratar sobre o programa Mais Médicos para o Brasil. Em reunião com a ministra, o parlamentar reforçou a importância da contratação e também da reposição de profissionais para os municípios. Há algumas semanas o Governo Federal lançou o novo  Mais Médicos, que deverá ofertar 5 mil vagas de reposição somente no primeiro semestre para todo o país.

“A contratação de médicos, especialmente para as pequenas cidades, sempre foi um problema enfrentado pelos gestores. Seja pela falta de estrutura para trabalhar ou pelo salário ofertado, muitas vezes considerado insuficiente, a população sofre com a falta de atendimento básico nos municípios. Temos acompanhado esta dificuldade nos municípios onde atuamos”, destacou Aliel.

Durante o encontro, a ministra revelou que o Governo está prestes a fazer a contratação de mais 5 mil médicos de reposição. Aliel aproveitou para reforçar junto a ministra, através de ofício, a necessidade de atender de forma célere os municípios dos Campos Gerais.

Segundo informou a Ministra, já está em vigor a Medida Provisória que prevê a reposição de profissionais. “É uma boa notícia. Isso significa que logo teremos essa reposição de mais médicos para os locais que representamos. Nosso mandato sempre faz o possível, destinando recursos para custeio da saúde, que alivia o fluxo de caixa da prefeitura, e também para a compra de materiais para hospitais e Unidades de Saúde. Mesmo assim, é fundamental ter um projeto como o Mais Médicos, que certamente facilitará essa contratação de novos profissionais”, disse o deputado. O Governo ainda deverá lançar no segundo semestre novo edital para a contratação de mais 5 mil novos médicos.

A luta do parlamentar por mais profissionais nessa área não é de agora. No ano passado, por intermédio do deputado, o  Ministério da Saúde encaminhou cinco novos médicos que já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde em Ponta Grossa.

Recursos para a Saúde

O mandato do deputado federal sempre teve uma atenção especial na área da Saúde. Somente nos dois primeiros mandatos já foram mais de R$ 140 milhões em emendas destinadas para investimento em políticas de saúde pública para a população paranaense.

“É preciso dar uma atenção especial à saúde, pois se trata de amenizar o sofrimento e salvar vidas. Por isso sempre procuramos destinar emendas parlamentares para a área. Seja para a compra de equipamentos  para Unidades Básicas de Saúde ou para custeio, para ampliação ou construção de novos espaços, nós sempre estamos atentos a essas demandas”, disse Aliel.

Entre as ações do mandato para a saúde, destaca-se a inauguração, no auge da pandemia, do novo prédio do Hospital Universitário  (HU-UEPG). O novo prédio foi construído com uma emenda de R$ 4 milhões destinados através do mandato do parlamentar e possibilitou o atendimento 100% Covid-19 no prédio principal. Foi a maior emenda parlamentar individual já indicada por um deputado federal para Ponta Grossa. Além disso, durante a pandemia, Aliel conquistou a destinação de mais respiradores para hospitais e o credenciamento de novos leitos de UTI para atender a população.

Divulgação de atividade parlamentar conforme artigo 6º da Mesa nº 62 de 2001