Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

Manifestações pela anistia não alcançam impacto desejado e perdem força, afirmam especialistas

A falta de apoio popular e as consequências políticas para os apoiadores de bolsonaro; entenda tudo

há 7 meses

Redação

Publicidade
Manifestações pela anistia não alcançam impacto desejado e perdem força, afirmam especialistas
As manifestações recentes no Brasil, como a ocorrida no Rio de Janeiro, convocadas por Jair Bolsonaro para pressionar por anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, não parecem ter alcançado o impacto desejado, conforme comentaristas políticos ouvidos pelo D'Ponta News. A falta de adesão significativa a esses eventos pode enfraquecer a tese da anistia, que já enfrenta forte oposição de juristas e da sociedade civil. - Ato no Rio de Janeiro: No domingo, 16 de março, apoiadores de Bolsonaro se reuniram na orla de Copacabana para pedir anistia aos envolvidos nos ataques golpistas. O evento contou com a presença de políticos da extrema-direita, mas não conseguiu mobilizar uma grande massa de pessoas. - Investigações e Condenações: Até o momento, 481 pessoas foram condenadas pelo STF por participação nos ataques, com penas que chegam a 17 anos e 6 meses de prisão. Além disso, 542 acordos de não persecução penal foram firmados.

Oposição à Anistia

Juristas consideram a anistia um mau exemplo para o país, enfraquecendo a democracia brasileira. Segundo Gustavo Sampaio, professor de Direito Constitucional da UFF, conceder anistia seria o mesmo que dar um mau exemplo, permitindo que os criminosos acreditem que poderão agir novamente contra o Estado Democrático de Direito sem consequências. Já para o jornalista e analista político, Rafael Guedes, as manifestações demonstram que o povo é contra a anistia política aos envolvidos no ato. "Em outras cidades do Brasil, fora o Rio de Janeiro, a participação foi mínima. Isso indica que o povo realmente não concorda com o que aconteceu no 8 de janeiro, mesmo para aqueles mais radicais, que agora estão repensando alguns dos atos realizados", afirmou.

Impacto Político

A falta de apoio popular às manifestações pode dificultar a aprovação de projetos de anistia no Congresso. Além disso, a pressão internacional e a opinião pública nacional continuam a ser desfavoráveis à ideia de perdoar crimes contra a democracia. Os atos golpistas de 8 de janeiro geraram prejuízos financeiros significativos, com danos ao patrimônio público estimados em pelo menos R$ 26,2 milhões. A anistia poderia ser vista como uma forma de desresponsabilizar os envolvidos, o que poderia ter consequências negativas para a estabilidade social e política do país.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 7,5 milhões
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Manifestações pela anistia não alcançam impacto desejado e perdem força, afirmam especialistas | D'PontaNews