Por: Amanda Martins
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, precisou colocar em prática sua formação médica durante um voo que seguia de Brasília para o Rio de Janeiro. O episódio ocorreu pouco antes da decolagem, no aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, quando uma passageira desmaiou dentro da aeronave.
Segundo informações do Portal Metrópole, o marido da mulher pediu ajuda ao perceber a gravidade da situação. Padilha, que é médico infectologista, prontamente se dirigiu até a passageira e iniciou os atendimentos ainda a bordo. De acordo com informações da equipe do Ministério da Saúde, a causa do desmaio teria sido uma hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue).
O ministro monitorou os sinais vitais da paciente, pediu que fosse providenciado um doce para ajudá-la a recuperar os níveis de glicose e permaneceu ao lado dela até a estabilização completa. Durante todo o voo, que seguiu normalmente até o Rio de Janeiro, Padilha acompanhou a passageira para garantir sua segurança.
Vídeos gravados dentro da aeronave mostram o momento em que o ministro se aproxima e presta assistência, permanecendo próximo mesmo após a melhora do quadro. O voo prosseguiu sem outras intercorrências.