Faleceu neste domingo, 13, o publicitário Washington Olivetto, reconhecido como um dos maiores nomes da publicidade brasileira. Ele foi o criador de campanhas marcantes, incluindo o famoso ‘Garoto Bombril’, os ‘casais Unibanco’ e o ‘primeiro sutiã Valisère’.
Olivetto estava internado há cinco meses no Rio de Janeiro devido a complicações pulmonares e sua morte foi atribuída à falência múltipla de órgãos, conforme informou o jornal Folha de S.Paulo. O Hospital Copa Star, onde estava internado, divulgou uma nota lamentando a perda e expressando solidariedade à família e amigos. O hospital também ressaltou que não tinha autorização da família para fornecer mais detalhes.
Considerado um ícone da publicidade mundial, Olivetto é descrito em seu site como uma figura influente e popular no Brasil. Ele acumulou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o prêmio mais prestigioso do setor, e é o único latino-americano a receber um Clio, prêmio considerado o ‘Oscar da publicidade internacional’, em 2001.
Além de seus feitos em campanhas publicitárias, Olivetto foi nomeado uma das 25 figuras mais importantes da publicidade mundial pela revista britânica Media International e recebeu o título de publicitário do século em duas ocasiões, concedido pela Associação de Agências Latino-Americanas e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Informações: Terra