Sábado, 23 de Novembro de 2024

Morre aos 74 anos Dom Antonio de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Imperial Brasileira

2024-11-08 às 13:33
Divulgação

O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, segundo na linha de sucessão, faleceu hoje, 8 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, em decorrência de uma insuficiência respiratória.

Nascido no Rio de Janeiro, a 24 de julho de 1950, Dom Antonio era filho do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e da Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança; bisneto da Princesa Dona Isabel; trineto do Imperador Dom Pedro II; e tetraneto do Imperador Dom Pedro I.

Criado em Jacarezinho e Jundiaí do Sul, no Paraná, e em Vassouras, Rio de Janeiro, formou-se em 1976 pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Barra do Piraí (atual Centro Universitário Geraldo di Biasi), do Rio de Janeiro, tendo trabalhado na Construtora Adolpho Lindenberg, na Nuclebrás Engenharia S.A. (atual Eletrobrás Eletronuclear), na assessoria da Presidência da Varig Agropecuária S.A. e na área comercial de diferentes divisões do Grupo Belgo-Mineira. Era também aquarelista de sucesso, especializado em pintar cenas da natureza e arquitetura tradicional; suas obras foram expostas nas principais capitais e cidades brasileiras e europeias.

Era casado, desde 1981, com a agora Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, com quem teve quatro filhos – o Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, falecido em 2009; a Princesa Dona Amélia de Orleans e Bragança; o agora Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, seu sucessor dinástico; e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança – e dois netos.

Como irmão e imediato sucessor dinástico do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, viajava pelo País, participando de Encontros Monárquicos e outros eventos, defendendo a Restauração da Monarquia no Brasil e falando sobre questões históricas e sociais, além de representar a Família Imperial em solenidades no Brasil e Europa.

Com o falecimento de Dom Antonio, seu lugar como segundo na linha sucessória ao Trono do Brasil, como Principe Imperial do Brasil, é assumido por seu filho, Dom Rafael de Orleans e Bragança.

Para mais informações sobre a biografia de Dom Antonio, acesse o link.

Informações sobre as exéquias serão disponibilizadas oportunamente.

Da assessoria