O ex-senador e prefeito da cidade de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira, faleceu na manhã desta terça-feira (14) aos 82 anos de idade. Benedito, que era pai do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, estava internado em Maceió desde o final do ano passado por problemas de saúde.
De acordo com a assessoria da Câmara dos Deputados, Benedito de Lira passou por uma cirurgia no dia 31 de dezembro de 2024, porém a causa específica de sua morte não foi divulgada. O sepultamento do ex-senador, ex-deputado federal e prefeito de Barra de São Miguel ocorrerá amanhã, quarta-feira (15), às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió.
Benedito de Lira, conhecido como “Biu de Lira”, começou sua trajetória política como vereador em Junqueiro e Maceió na década de 1970. Posteriormente, foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 1983 a 1994, chegando a presidir a Assembleia Legislativa de Alagoas. Em 1994, foi eleito deputado federal, cargo que exerceu até 2010, quando se elegeu senador, função que ocupou até 2018.
O governo de Alagoas lamentou a morte de Benedito, considerado um dos líderes políticos mais importantes da história do estado. A nota oficial afirma que, mesmo em tratamento, Benedito superou adversidades e exerceu seu último mandato como prefeito de Barra de São Miguel com empenho, participando ativamente de sua reeleição em 2024.
Com informações de SBT News