Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Morre o ator Paulo Gustavo, aos 42 anos, em decorrência da COVID-19

2021-05-04 às 22:14

Foi confirmada na noite desta terça-feira, 4 de maio, a morte do ator Paulo Gustavo, aos 42 anos. Ele foi mais uma vítima da COVID-19, que já matou mais de 400 mil brasileiros. Paulo Gustavo era casado com o médico dermatologista Thales Bretas, e deixa dois filhos, Romeu e Gael, de um ano e meio.

Nesta terça-feira, 4, houve uma piora considerável no estado de saúde do ator e a família de Paulo Gustavo foi chamada às pressas ao hospital no início da tarde. No começo da noite um boletim médico afirmou que, apesar dos sinais vitais presentes, o quadro do artista era considerado irreversível.

“Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante. Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes.”

Internado desde o dia 13 de março, e em ventilação mecânica desde o domingo (21), no Rio de Janeiro, o ator chegou a apresentar sinais de melhora, mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea.

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea é uma técnica utilizada em pessoas com falência cardiovascular ou pulmonar. A terapia conta com o uso de uma bomba para fazer circular o sangue por meio de um pulmão artificial fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea.

No boletim médico divulgado no domingo, 11 de abril, médicos afirmaram que o quadro apresentava sinais de gravidade. Na sexta-feira, 9 de abril, Paulo Gustavo passou por um procedimento após ser encontrada uma nova “fístula bronco-pleural”, que atrapalha a circulação de ar no organismo.

O pai de Paulo Gustavo, Júlio Marcos, chegou a fazer uma publicação nas redes sociais para pedir orações ao filho. “Está enfrentando uma árdua e dolorosa luta”, disse sobre a saúde do ator, que estava internado desde o dia 13 de março.

Na quarta-feira (31 março) foi a vez de Déa Lúcia, mãe do artista, ir às redes sociais pedir que o filho melhore. Ela compartilhou um vídeo em que aparece no palco durante uma apresentação do ator.

No sábado, 3 de abril, vários famosos se manifestaram nas redes sociais torcendo pela recuperação do ator. Regina Casé, Tatá Werneck, Mônica Martelli, Caetano Veloso e outras personalidades também publicaram mensagens de apoio ao artista. A atriz Claudia Raia fez, inclusive, uma doação de sangue ao amigo, após pedido do marido.

No domingo, 4 de abril, Thales Bretas, marido do ator, pediu para que pessoas não acreditem e não espalhem notícias falsas sobre Paulo Gustavo. “Eu e a assessoria de imprensa dele estamos sempre atualizando vocês de forma segura e honesta. Vamos ter fé, confiar em Deus e na cura!”, escreveu Thales. Paulo Gustavo e Thales Bretas, casados desde 2015, são pais de Romeu e Gael.

Thales Bretas, marido de Paulo, usou o Instagram no domingo, 11 de abril, para confirmar o estado de saúde do ator. O médico relembrou uma viagem dos dois à Fátima, em Portugal, e pediu orações pelo humorista. Mesmo na dificuldade, ele garante que Paulo sairá dessa: ‘O quadro clínico do meu amor, Paulo Gustavo, está difícil, mas para ele nada é impossível’

Na segunda-feira (3 de maio), o ator Paulo Gustavo teve uma piora significativa no estado de saúde. De acordo com uma publicação da Revista Veja Rio, uma fístula broncovenosa (uma abertura entre os pulmões e as veias) foi identificada pela equipe médica. A condição teria feito com que bolhas de ar entrassem na corrente sanguínea do humorista, o que acarretou em uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais. A revista afirmou que os especialistas ainda não conseguiam medir a extensão dos danos, mas reforçou que os médicos analisavam a possibilidade de uma nova cirurgia para fechar a fístula – com risco altíssimo.

Paulo Gustavo fez sucesso com a personagem Dona Hermínia em ‘Minha Mãe é Uma Peça’

 

O filme “Minha Mãe é uma peça 3” foi inspirado na vida pessoal de Paulo Gustavo. O casamento de Juliano (personagem de Rodrigo Pandolfo), filho de Dona Hermínia, foi inspirado na união de Paulo com o dermatologista Thales Bretas. Enquanto a gravidez de Marcelina (personagem de Mariana Xavier) foi inspirada na chegada dos filhos do ator e do dermatologista, nascidos em agosto deste ano. Romeu e Gael foram concebidos via inseminação artificial por meio de duas barrigas de aluguel nos Estados Unidos.

Com o nascimento dos filhos, Paulo diz ter se tornado uma pessoa transformada com novos olhares para o mundo. “Agora, olho sempre para onde meus filhos olham, obviamente. E, em algum momento, vou levar isso para os meus trabalhos, pois eu gosto mesmo de falar das minhas experiências”, afirmou.

Relembre trechos dos filmes “Minha Mãe é uma peça”.

CARREIRA

Paulo Gustavo ganhou visibilidade no final de 2004, quando integrou o elenco da peça “Surto”. Na ocasião, apresentou a personagem humorística Dona Hermínia. Após sua formatura, em janeiro de 2005, deixou o elenco de “Surto” e passou a integrar a peça “Infraturas”. Em 2006 estreou o espetáculo “Minha Mãe É Uma Peça”, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2013 e uma continuação em 2016. No monólogo, com texto de sua autoria, Paulo voltou a interpretar Dona Hermínia. Construída através de suas observações domésticas e vivenciais, ela reúne os aspectos mais cômicos da personalidade de uma típica dona de casa de meia idade, sempre à beira de um ataque de nervos. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.

Paulo Gustavo voltou a protagonizar um título novamente nos palcos em 2010, para apresentar o espetáculo “Hiperativo”, dirigido por Fernando Caruso. Em 2011 ele tornou-se o apresentador do 220 Volts. Em junho de 2013 estreou na produção para TV o sitcom “Vai que Cola”, no Multishow, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2015. Em 2014 o ator esteve em um novo programa, o reality Paulo Gustavo na Estrada, do Multishow.

Em 2017 deixou o Vai Que Cola e entrou no programa A Vila, junto com Katiuscia Canoro, com o roteiro de Leandro Soares.

Em 2018, gravou o DVD da peça “Minha Mãe é uma Peça” na Concha Acústica do Teatro Castro Alves na cidade de Salvador.

VIDA PESSOAL

Nascido e criado em uma família de classe média da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estudou no tradicional Colégio Salesiano durante o ensino fundamental. Assumidamente bissexual desde sua adolescência, casou-se em 20 de dezembro de 2015 com o dermatologista Thales Bretas. No dia 13 de outubro de 2017, Paulo anunciou em seu Instagram que ele e seu marido iriam ser pais de um casal de gêmeos, chamados Gael e Flora, através de uma barriga de aluguel, mas os bebês faleceram em um aborto espontâneo. Pensaram em desistir da paternidade, mas procuraram outra barriga de aluguel, e em 18 de agosto de 2019, em uma postagem em seu Instagram, ele anunciou o nascimento dos filhos do casal, chamados Romeu e Gael, de barrigas de aluguel diferentes.

RELEMBRE OUTROS PERSONAGENS DE PAULO GUSTAVO