Por: Amanda Martins
Na última sexta-feira (26), a Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas e Gestão de Ativo (Senad/MJSP), recebeu uma notificação reportando casos de intoxicação, por meio de bebidas alcóolicas adulteradas por metanol. Ao menos duas pessoas morreram e outras nove foram diagnosticada por intoxicação depois de ingerir bebidas, em São Paulo.
Segundo informações do Portal Ric, dois homens, um de 54 anos e outro de 38 anos, vieram a óbito em São Bernardo do Campo. O metanol, é uma substância líquida incolor altamente inflamável, geralmente utilizada como solvente industrial, também na produção de combustíveis, plásticos e tintas, entretanto, a sua ingestão, mesmo que em pequenas quantidades, pode ser letal.
A ingestão da substância ocorreu em bares paulistas, em diferentes tipos de bebidas, como gin, whisky, vodka, entre outros. O seu consumo acidental ou não, leva a intoxicações graves que podem ser fatais.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), emitiu orientações para os consumidores e estabelecimentos comerciais, para alertar sobre os riscos de compra e venda de bebidas de fornecedores que não possuem CNPJ ativo e preços muito abaixo do mercado. As recomendações buscam reduzir os riscos de intoxicação, garantindo maior segurança na comercialização e consumo.