Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Museu Paranaense de Ciências Forenses participa da 21ª Semana Nacional de Museus

2023-05-12 às 17:24
Foto: SESP

Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF), da Polícia Científica do Paraná, participará de 15 a 19 de maio da 21ª Semana Nacional de Museus. O evento é aberto ao público e promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em decorrência ao dia internacional do museu, comemorado em 18 de maio, que esse ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

A programação inicia nesta segunda-feira (15) e conta com a exposição temporária “A Evolução da Perícia no Mundo Digital”, que poderá ser visitada das 14 às 21h, na unidade da Polícia Científica no bairro Tarumã, em Curitiba.

De 15 a 18 de maio ocorrerão palestras no auditório da unidade Tarumã, das 19 às 21h, seguidas de visita mediada ao Museu Paranaense de Ciências Forenses. Temas como o universo da balística forense, segurança na internet, trabalho da perícia criminal, entre outros, serão abordados nas palestras.

“Para nós, é uma satisfação participar da semana de museus, um evento tão importante e abrangente. É uma oportunidade de conversar com a população sobre o trabalho das peritas e dos peritos, a importância das ciências forenses e mostrar para o público nossas diversas áreas de atuação”, afirmou a diretora do Museu, Fabiola Schützenberger Machado.

Na sexta-feira (19) será o lançamento do livro “Roxo”, da escritora Andréa Berriell, evento que contará com a participação da perita criminal Denise Berejuk e visita mediada ao Museu do Necrotério da Unidade Centro.

“O livro é um romance policial de mistério e as protagonistas são todas mulheres, duas investigadoras e duas peritas criminais. Estou muito animada com o lançamento do Roxo no Museu. Tenho um encantamento por esse lugar e pelo trabalho dos peritos e peritas, que é muito criterioso, bonito. É muito significativo também porque algumas cenas do livro acontecem dentro do Necrotério”, disse a escritora, que ressaltou a sua admiração pelo trabalho dos peritos.

21ª Semana Nacional dos Museus

Essa é a segunda vez que o Museu Paranaense de Ciências Forenses participa da Semana Nacional de Museus. A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração da data. Este ano o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

Sobre o MPCF

O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná, órgão responsável pelas perícias oficiais de natureza criminal do Estado, indispensáveis para a elucidação de crimes.

O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

As visitas ao Museu ocorrem somente na modalidade guiada, de modo a proporcionar uma proveitosa experiência aos visitantes. O público é composto, majoritariamente, por estudantes das áreas da Saúde e do Direito, e, nestes casos, além do Museu, a visita contempla, também, os laboratórios da Polícia Científica.

Confira abaixo a programação:

15 a 19 de maio

das 14h às 21h;

Exposição temporária – “A Evolução da Perícia no Mundo Digital”.

15 de maio

das 19 às 21h;

Palestra – “Armas de fogo: o universo da Balística Forense” com o perito criminal Carlos Silveira de Barros, seguida de visita mediada ao Museu.

16 de maio

das 19 às 21h;

Palestra – “Diálogos sobre segurança na internet” com a perita criminal Sandra Cristina Balthazar e visita mediada à exposição “A Evolução da Perícia do Mundo Digital”.

17 de maio

das 19 às 21h;

Palestra- “O trabalho da perícia criminal no Laboratório de Química Forense” com a perita criminal Isabella Ferreira Melo, seguida de visita mediada ao Museu.

18 de maio

das 19 às 21h;

Palestra-  “As Ciências Forenses e o trabalho dos Peritos Criminais” com a perita criminal Beatriz Menezes Rodrigues, seguida de visita mediada ao Museu.

19 de maio

das 19 às 21h;

da AEN