No Brasil, 11% dos estagiários são responsáveis pela renda familiar, indica estudo | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

No Brasil, 11% dos estagiários são responsáveis pela renda familiar, indica estudo

2023-11-28 às 15:37
Foto: Pixabay

De acordo com o balanço de 2023 do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), cerca de 59,5% dos estagiários brasileiros têm entre 18 e 24 anos, 5 em cada 10 deles se declaram negros ou pardos e cerca de 68,4% são mulheres. Já 11% desses jovens são os únicos responsáveis pela renda familiar e mais da metade estão em famílias que ganham até dois salários mínimos.

Melissa Rayalla Santos, de 21 anos, atualmente cursa jornalismo no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e, desde os 16 anos, participa de estágios com o objetivo de ter independência financeira e ajudar com as despesas de casa.

“Meu papel é ajudar com as contas de água, de luz e da internet. De certo modo eu considero um peso sim, porque não ganho muito e cerca de 25% do dinheiro vai para essas despesas, mas já me acostumei”, conta a estudante. Atualmente, ela fatura menos de um salário mínimo.

do Metrópoles