Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Noah e Ayla no ranking! Saiba quais foram os nomes mais escolhidos em 2021

2021-12-01 às 09:31

Se você pensa em escolher os nomes Miguel ou Helena para um bebê, seu filho ou filha vai conviver com xarás de várias idades! Desde 2018, Helena e Miguel lideram o ranking BabyCenter de nomes preferidos das famílias brasileiras para bebês. A lista 2021 do BabyCenter é resultado da análise dos dados de 325 mil bebês cadastrados ao longo do último ano na plataforma digital gratuita de acompanhamento da gravidez e criação de filhos.

No caso de Miguel, são 11 anos de liderança. É tão amado que, quando não está no primeiro nome, muitas vezes está no segundo, pois é também o mais escolhido para formar um nome composto. João Miguel é o nome duplo de menino campeão já há quatro anos.

Apesar dessa aparente supremacia dos líderes do ranking de nome, tem muita tendência nova vindo por aí. Bebês estão ganhando nomes cada vez mais internacionais, em versões curtas e grafias variadas, como Noah e Ayla. As fontes de inspiração para nomes são as mais diversas, indo de séries e celebridades aos livros sagrados da Bíblia, passando por homenagens a antepassados ou esportistas do coração.

O ranking do BabyCenter é acima de tudo um serviço para que pais e mães que estão escolhendo o nome do bebê tenham uma ideia concreta sobre quais nomes estão na moda na atualidade. É também uma chance de refletir sobre esse ato tão marcante que é escolher o nome para uma nova pessoa que está chegando ao mundo.

O levantamento do BabyCenter tem por método separar os nomes únicos dos compostos e uniformizar grafias diferentes (como Sophia e Sofia), e isso faz dele a análise mais detalhada sobre o assunto no Brasil.

Nomes que funcionam no mundo todo

Boa parte dos nomes mais escolhidos para as certidões de nascimento brasileiras poderiam estar sendo usados em qualquer país do mundo ocidental. Esse fenômeno da internacionalização de nomes vem crescendo, e em 2021 atinge um marco com a entrada de Ravi e Noah nos dez nomes mais usados para meninos — sem contar a subida de Théo, que alcançou o terceiro lugar, e a entrada de Liam na lista dos top 100.

No lado das meninas, Ayla e Maya são a sensação do momento, acompanhadas de estreantes na lista feminina, como Chloe e Zoe. Milhares de bebês chamadas Olívia vêm nascendo no Brasil, com um empurrãozinho do prestígio da cantora Olivia Rodrigo, assim como Heloíse, com inspiração na série “Bridgerton”, da Netflix.

Meninos: o encanto por Apollo

Um dos nomes que mais crescem é Apollo, apoiado na onda de nomes greco-romanos que já havia popularizado Heitor, e com o impulso da reprise da novela “Haja Coração”, da Rede Globo. Outros personagens da ficção e do mundo dos heróis inspiram pais e mães, em versões multilíngues, como o “veloz e furioso” Dominic, o arqueiro Oliver e o rei Henry.

Os cinco nomes de menino mais escolhidos no Brasil para bebês em 2021 são: Miguel, Arthur, Théo, Heitor e Gael.

Meninas: mistura de clássico e moderno

Ao escolher o nome para uma bebê menina, pais e mães brasileiros se dividem entre o gosto superclássico, representado por Helena, Laura, Luísa, Cecília, e os nomes mais inovadores, com elementos internacionais e da natureza, como Luna, Agatha ou Jade.

Os cinco nomes de menina mais usados para bebês em 2020 são: Helena, Alice, Laura, Manuela e Sophia.

O amor pelos nomes duplos

De acordo com o levantamento anual feito pelo BabyCenter, 30 por cento dos bebês recebem não um, mas dois nomes. O ranking diferencia esses nomes para que todas as Maria Júlia, Maria Clara etc. não sejam contadas apenas como Maria.

E, por falar em Maria, uma em cada dez meninas que nascem no Brasil hoje em dia se chamam “Maria alguma coisa”. A combinação mais usada, há seis anos, é Maria Luísa, e em 2021 Maria Alice está em segundo lugar, graças ao nascimento da bebê do casal celebridade Virgínia Fonseca e Zé Felipe.

Para os meninos, João é o preferido para montar um nome duplo, mas numa proporção bem menor que Maria. O nome composto mais escolhido para meninos é João Miguel, seguido pelo tradicional João Pedro.

Influências: novos bíblicos, cultura africana, esporte e vozes da natureza

A Bíblia é uma enorme inspiração para nomes de bebê no Brasil. Em 2021, estão em alta Eloá, Ayla e Esther para meninas e Isaac, Levi, Caleb e José. Mais para baixo da lista, surgem Eva, Madalena, Asafe e Ezequiel.

A valorização das raízes africanas vem apresentando novos nomes para os brasileiros, como Tchissola e Ayô, que começam a aparecer nos registros.

Na área esportiva, a influência do ano é do basquete norte-americano, com ídolos da NBA inspirando bebês Jordan e James.

Os nomes ligados à natureza e até à defesa dela são outro destaque de 2021, ano que viu nascer pequenas Greta, em homenagem à jovem ativista sueca Greta Thunberg, e em que as maternidades receberam recém-nascidas chamadas Aurora, Luna, Stella, Jade, Flora, Jasmine e Mel.

Vitória sobre as dificuldades
Num ano marcado pelos enormes desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, o BabyCenter identificou o aumento do uso de nomes com Vitória, tanto no primeiro como no segundo nome.

Já é tradição que no Brasil se acrescente Vitória ao nome de uma bebê quando há alguma dificuldade durante a gestação ou logo depois do parto. Registram subida, além do próprio Vitória, Maria Vitória, Ana Vitória, Eloá Vitória, Ayla Vitória.

Sophia e Gabriel, clássicos que se mantêm

Ao contrário de nomes que viram moda e depois decaem rapidamente, como aconteceu com Enzo, os amados Sophia e Gabriel, que dominaram a primeira década do século no Brasil, seguem sendo adotados pelas famílias, mantendo-se perto das primeiras posições.

E viraram também uma espécie de “nome curinga”, funcionando como segundo nome em compostos. A análise do BabyCenter sobre nomes duplos mostrou que Gabriel e Henrique são os mais usados como segundo nome para meninos, enquanto para meninas Sophia só perde para Vitória.

Tirando as combinações clássicas começadas por Maria, Ana e João, destacam-se as escolhas Ayla Sophia e Agatha Sophia, e para meninos Enzo Gabriel (que virou até nome de música de Caetano Veloso), Anthony Gabriel e Arthur Gabriel.

Um jeito todo especial de escrever o nome

Em alguns países existe uma lista de nomes próprios pré-aprovada, escritos do jeito “certo”, e os pais não podem escapar dela na hora de registrar o bebê. No Brasil, a grafia do nome é liberada. Como para nome não existe certo e errado, muitas famílias vêm optando por personalizar o nome do bebê dando a ele uma maneira específica de escrever.

Os dados do BabyCenter de 2021 encontraram, por exemplo, nada menos que 26 variações de Felipe, sem contar eventuais erros de digitação.

Nos Estados Unidos o fenômeno de escrever os nomes de jeitos diferentes e criativos é tão forte que o BabyCenter EUA decidiu não unificar mais os nomes pelo som em seu ranking, exibindo as grafias alternativas na lista. Assim, Sophia e Sofia deixaram de ser contabilizados como um nome só.

Como um dos objetivos do ranking do BabyCenter Brasil é justamente ajudar os pais e mães que queiram limitar o número de xarás com que a criança terá na vida, optamos por continuar considerando um mesmo nome todos aqueles escritos de maneiras diferentes (como Isabela e Isabella), destacando na lista sempre a versão mais usada.

Com isso, mesmo sendo a letra Y não mais utilizada em palavras brasileiras, aparecem em destaque nomes como Anthony, Yuri, Yasmin, Maya e Emanuelly.

Previsões para o futuro
Para o ranking do final de 2022, uma das apostas é o aumento dos nomes com “z”, como Zion e Zoe, que não por acaso também são internacionais e impulsionados por escolhas de celebridades como Giovanna Ewbank e Sabrina Sato.

Das perdas recentes sofridas pela cultura brasileira, homenagens já começam a surgir com o nome de Paulo Gustavo, uma combinação até então não muito usada, e Léo, nome do filho da cantora Marília Mendonça.

A fadinha do skate Rayssa pode inspirar famílias, assim como a supercampeã da ginástica Rebeca.

No Brasil, o IBGE, o portal da Transparência e a Arpen, entidade que reúne cartórios no Brasil, têm iniciativas que divulgam dados oficiais nomes no país. Mas o ranking do BabyCenter consegue uma visão inédita da realidade porque uniformiza grafias diferentes para o mesmo nome e ao mesmo tempo separa os nomes duplos.

A plataforma BabyCenter inclui o site brasil.babycenter.com e o aplicativo grátis Minha Gravidez e Meu Bebê Hoje, que acompanha a gravidez e o desenvolvimento do bebê até 1 ano. O ranking 2021 foi elaborado a partir do cadastro de 325 mil bebês nascidos em 2021.

do BabyCenter