Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Novo golpe do Pix utiliza dados dos clientes e toca até espera telefônica de banco

há 3 anos

Redação

Publicidade
Novo golpe do Pix utiliza dados dos clientes e toca até espera telefônica de banco
Publicidade
Golpistas ligam para as pessoas dizendo que a conta delas foi invadida e vão solucionar o problema. Eles têm informações sobre o extrato dos clientes, simulam estar na central de atendimento dos bancos, são bem articulados e calmos e usam até uma música similar à do Itaú. Isso ganha a confiança dos clientes e os convence. A denúncia viralizou em redes sociais nos últimos dois dias. Gerentes procurados pelas vítimas dizem saber do golpe e que há muita gente caindo nele. Mas o banco não está fazendo um campanha específica contra o problema. Consultado, o Itaú disse que "segurança é prioridade máxima", mas não comentou o golpe específico.

Suposta invasão de conta

O falso funcionário do banco liga e diz que a conta bancária foi acessada por golpistas. Em relato no Twitter, a jornalista Marcella Centofanti diz que o fraudador ligou para ela fingindo ser funcionário do Itaú e disse que a conta bancária dela estava bloqueada por causa de uma tentativa de invasão por terceiros. O criminoso citou movimentações bancárias recentes dela. O golpista afirma que alguém fez transações para uma conta e pede que, caso ela não as reconheça, faça um pagamento pelo aplicativo com o mesmo valor para a mesma conta (a do golpista), de forma que o banco reconheça a duplicação e cancele a operação. O golpista tenta conquistar a confiança da vítima aos poucos. Centofanti descreve o golpista como "articulado" e com "um tom de voz calmo", tão paciente a ponto de ficar mais de 20 minutos na linha. Ela só suspeitou de golpe quando ele pediu que ela fizesse um Pix para a conta mencionada. Gerente do Itaú reconhece a ação criminosa, que se multiplica. Ela ligou para a gerente do banco e teve a confirmação da fraude. "Segundo ela, tá bombando [o golpe]. Um monte de gente caindo", escreveu a vítima. Segundo ela, a gerente não soube dizer como o golpista teve acesso a dados sigilosos. Clientes de outros bancos também dizem ter recebido ligações. Além do Itaú, usuários comentaram na publicação de Marcella Centofanti que o mesmo aconteceu com suas contas no Banco do Brasil, Inter e Santander. Os outros bancos ainda não comentaram a situação. Leia a reportagem completa do UOL  
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Motorista atropela ciclista no Rio Verde e some 'sem deixar rastros'Vítima de 32 anos foi atendida pelo Samu e encaminhada à UPA com ferimentos moderados; populares relatam que condutor de um Fiat Uno não respeitou a preferência do ciclista.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia