Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

“O povo da rua estando nesse palácio não terá um arranhão no patrimônio público”, afirma padre Júlio Lancellotti durante lançamento do Plano Ruas Visíveis

2023-12-11 às 15:43
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (11), o padre Júlio Lancellotti esteve em Brasília, onde realizou um contundente discurso durante o lançamento do “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”. “Nós conseguimos voltar ao Palácio do Planalto. Nós lutamos muito para te eleger, presidente, para que o senhor, voltando ao Palácio do Planalto os pobres, os moradores de rua, as mulheres, os LGBT, os indígenas, as religiões de matriz africana, os sem religião, os que lutam pela dignidade humana, pudessem voltar a esse palácio”, afirmou o sacerdote.

Em continuidade a seu pronunciamento, Lancelloti apontou que “o povo da rua estando nesse palácio não vai ter nenhum arranhão no patrimônio público porque nós vamos conservar aquilo que é nosso e é do povo de rua também”. O padre também destacou que o presidente Lula é um homem “que olha para nós, que nos defende”. “O povo da rua quando olha para o senhor, presidente, diz: ‘Esse é o nosso presidente’. Ele pensa em nós, nos ama e nos defende”, relatou.

O vídeo do momento do discurso de Júlio Lancelloti, publicado pelo Metrópoles, pode ser conferido abaixo:

Plano Ruas Visíveis

Com investimento inicial de R$ 982 milhões, a iniciativa promove a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. O lançamento ocorre em meio às celebrações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados no domingo (10). A comemoração da data envolve o anúncio de outras iniciativas durante cerimônia no Palácio com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Entre as entregas estão o decreto que regulamenta a Lei Padre Júlio Lancellotti, a instituição de um Grupo de Trabalho para avaliar e propor metodologias para a produção de informações sobre população em situação de rua – além de portaria que institui o Programa Nacional Moradia Cidadã.