Quarta-feira, 25 de Junho de 2025

“O sonho do emprego voltou para o povo brasileiro”, comemora Décio Lima, presidente do Sebrae

2023-11-03 às 14:47
Foto: ASN

Por meio das redes sociais, o presidente do Sebrae, Décio Lima, comemorou os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na última semana, onde foram registrados 211.764 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro.

“Os dois dígitos da taxa de desemprego ficaram para trás faz tempo. Com o governo Lula e a correta política econômica que o Brasil passou a ter a partir deste ano, cada vez cresce mais o número de brasileiros com carteira assinada. É o Brasil no rumo certo, a caminho do pleno emprego mais uma vez”, comemora.

Empregos em setembro 

No mês de setembro, de acordo com os dados do Caged, foram preenchidas mais de 211 mil vagas de empregos formais. Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores pesquisados criaram empregos formais em setembro. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 98.206 postos, seguidos pelo comércio, com 43.465 postos a mais. Em terceiro lugar, vem indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com a criação de 43.214 postos de trabalho.

O nível de emprego aumentou na constrição civil, com a abertura de 20.941 postos. Mesmo com a pressão pelo fim da safra de vários produtos, a agropecuária criou 5.942 vagas no mês passado, puxada pela colheita da cana-de-açúcar no Nordeste.

Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em setembro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 82.350 postos a mais, seguido pelo Nordeste, com 75.108 postos. Em seguida, vem o Sul, com 22.330 postos. O Norte abriu 16.850 postos de trabalho, e o Centro-Oeste criou 14.793 vagas formais no mês passado.

Com informações da Agência Brasil