O sócio diretor do Instituto Foco, professor e palestrante especialista no ‘modelo Disney de Excelência’, Cláudio Vicente, comentou sobre o modelo, planejamento estratégico e empreendedorismo, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (31).
Experiência e treinamento na Disney
Cláudio possui mais de 20 anos de experiência como executivo de empresas e desde 2015 ministra treinamento na Disney, levando grupos de empresários brasileiros dos mais variados segmentos. “Eu levo, desde 2015, líderes e empresários de todo o Brasil para um treinamento e imersão de uma semana na Disney“, explica.
“No período da manhã, ficamos em um hotel da Disney, em sala de aula, e eu levo conteúdos sobre o ‘modelo de Excelência’ do grupo. De tarde, vamos aos parques e eu mostro toda a concepção do parque como negócio e toda a gestão que acontece no parque. Um dia exclusivo utilizamos para visitar os bastidores da Disney, eu contrato a equipe deles para mostrar toda a operação por trás do parque”, complementa Cláudio.
A empresa Disney possui mais de 70 mil funcionários trabalhando em torno de um só objetivo. A maneira como é conduzido o trabalho virou uma referência para a formação de novos líderes e aprimoramento de empresários, para o especialista. “Até quando você está na fila esperando para acessar alguma atração, existem atividades para você realizar, o distraindo enquanto espera”, explica.
Dica para novos empresários
Um erro para novos empresários é entrar no mercado tentando vender o produto mais barato, segundo Cláudio. “Cuidado para não começar um negócio errado, achando que entrar no mercado é oferecer o preço mais baixo” alerta.
A qualidade do serviço prestado e o valor são passos muito importantes para a grande maioria dos empresários se consolidarem no mercado. “É raro quem se sustenta hoje no mercado com preço baixo. Funciona para pouquíssimos que conseguem uma escala muito grande e pela escala conseguem fazer um preço mais baixo. Para a maioria das empresas [99%] entrar e se sustentar no mercado é através de entregar valor e diferenciação”, complementa.
A diferenciação do produto oferecido é importante no processo de ganhar destaque no mercado e não seguir a lógica do que a maioria está fazendo somente para ‘seguir a maré’. “O Walt Disney dizia: ‘eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor’. Se eu faço o que ‘todo mundo’ está fazendo eu vou concorrer com todos eles, então eu preciso fugir dessa concorrência”, conclui Cláudio.
Uso da tecnologia sem perder a humanidade
Com o avanço tecnológico, muitas pessoas acreditam que a substituição de pessoas pelas máquinas e novas tecnologias é um risco. Durante a pandemia, muitas empresas fizeram o movimento de substituir trabalhadores por alguma tecnologia, porém Cláudio explica como a Disney lidou com isso, mantendo o quadro de funcionários.
“Ela manteve o número de funcionários e investiu bastante em tecnologia [porém não em tecnologia para substituir o ser humano], ela trouxe para o app deles tudo o que pode ser feito sem a ajuda de pessoas e liberar as pessoas para fazer o contato com os convidados”, explica.
A criação das barracas ‘Guest Experience’ foi uma forma de manter o contato com os convidados do parque com a equipe. Essas equipes ficam localizadas em vários pontos do parque para tirar eventuais dúvidas das pessoas. “Então ela usa a tecnologia para automatizar o que pode ser automatizado, mas sem correr o risco de perder o contato pessoal quando necessário, ou seja, a tecnologia auxilia, mas se o cliente precisa entrar em contato tem alguém ali para poder atender”, conclui.
Palestra ministrada na ACIPG
Cláudio Vicente ministrou uma palestra sobre quatro segredos da Disney para negócios e atendimento e quatro segredos sobre gestão de pessoas e liderança, nesta terça-feira (30), no auditório da ACIPG.
“Uma das principais questões que eu levantei sobre liderança, que consiste em escolher a equipe adequadamente. A Disney não contrata competência técnica, ela contrata atitude e treina a técnica”, explica.
Serviço
– Treinamento de ‘Excelência em Serviços e Atendimento no método Disney‘ dias 08 e 09 de agosto; na ACIPG.
– ‘Liderança no método Disney‘ dias 10 e 11 de outubro; na ACIPG.
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Confira a entrevista completa: