O feriado de Tiradentes e o aniversário de 65 anos de Brasília foram marcados por cenas de violência e tumulto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, na noite de segunda-feira (21). Segundo o Metrópoles, duas mulheres em situação de rua, insatisfeitas com a demora no atendimento, iniciaram uma briga dentro da unidade. O confronto rapidamente chamou a atenção de outros pacientes e só foi contido após a intervenção de um vigilante.
Antes do episódio, o clima já era tenso: relatos apontam discussões entre pacientes e profissionais de segurança da UPA, motivadas pela longa espera para atendimento. Segundo nota do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), responsável pela administração das UPAs, uma das envolvidas chamou outros moradores de rua, o que desencadeou uma briga generalizada e resultou em depredação do patrimônio público.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada para controlar a situação. A direção da UPA solicitou reforço no patrulhamento policial nas imediações, já que a região costuma concentrar pessoas em situação de rua, principalmente nas proximidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e de uma igreja vizinha.