Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Pesquisa aponta que 52% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

2025-04-08 às 08:56
18/05/2021 REUTERS/Adriano Machado

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (8), revelou que 52% da população brasileira apoia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido às acusações de tentativa de golpe de Estado. A sondagem também revelou que 42% dos entrevistados são contra a medida, enquanto 7% não souberam responder.

A pesquisa,conforme o Metrópoles, foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas acima de 16 anos em 172 municípios. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Embora a maioria seja a favor da prisão, 52% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não será preso, enquanto 41% consideram que ele será condenado e encarcerado. Os outros 7% não expressaram opinião sobre o tema.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi formalmente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com base em uma investigação da Polícia Federal, que aponta sua liderança em uma tentativa de golpe de Estado, entre outras acusações. O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia e tornou Bolsonaro réu.

A pesquisa também revela uma divisão regional e religiosa nas opiniões sobre o caso. No Norte e Centro-Oeste do país, há um empate técnico, com 47% defendendo a prisão de Bolsonaro e 45% contrários. Já no Sul do Brasil, a maioria (49%) é contra a prisão, enquanto 46% apoiam.

Entre os grupos religiosos, a opinião também varia. Entre os católicos, 55% são favoráveis à prisão do ex-presidente, enquanto 39% são contra. Por outro lado, entre os evangélicos, que foram uma base de apoio importante para Bolsonaro, 54% rejeitam a prisão, e 38% a apoiam.

O cenário de divisão reflete a polarização em torno das figuras políticas envolvidas no caso e o impacto das acusações no apoio que Bolsonaro ainda recebe de diferentes segmentos da sociedade.