A Pesquisa de Opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada na última terça-feira (16) aponta que 57,4% dos brasileiros aprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 34,8% desaprovam e 7,8% não souberam dizer ou não responderam. O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em todo o país entre os dias 11 e 14 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O estudo questionou os participantes sobre a avaliação dos primeiros cinco meses de governo. Os resultados são os seguintes:
Bom – 28,5%
Regular – 28,3%
Péssima – 16,8%
Ótima – 14,6%
Ruim – 7,8%
Não responderam – 4,0%
A pesquisa também procurou opiniões referentes a outros temas, como perspectivas para setores nos próximos meses, com emprego sendo a qual os brasileiros estão mais otimistas com o crescimento. Os entrevistados também indicaram quais eles acham que serão os próximos desafios do Governo Federal. Saúde (48,3%), Economia (43,8%) e Segurança (36,3%) encabeçam a lista.
Em comparação com o governo de Jair Bolsonaro, 46,5% dos brasileiros consideram a atuação de Lula como melhor. 26,7% avaliam como pior do que a gestão anterior, 22% acham os governos iguais e 4,8% não souberam avaliar. Além disso, 34,4% das pessoas acreditam que a atuação do atual presidente irá contribuir para reduzir a separação política entre as pessoas, enquanto que 24,5% creem que o cenário não sofrerá alterações, 24,5% consideram que a atuação de Lula acirrará ainda mais a separação política. 11% consideram que os brasileiros não estão divididos e 8,3% não souberam opinar.
Entre os pontos nos quais Lula terá a melhor performance, os entrevistados acreditam que será em combate à pobreza. Já a pior performance estaria em combate à corrupção.
A pesquisa pode ser lida na íntegra clicando aqui.
Informações: Correio Braziliense