Uma pesquisa divulgada pelo IRG Pesquisas mostra que a nova administração do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, tem sido bem recebida pela população. A pergunta feita aos entrevistados foi: “De modo geral, comparando com a antiga administração do Porto de Itajaí, o(a) sr(a) me diria que a administração atual está?”
O resultado revela uma percepção majoritariamente positiva:
Com 46,7% dos entrevistados classificando a atual gestão como boa ou ótima, a pesquisa indica que quase metade da população percebe avanços em relação à administração anterior.
Confira abaixo:
Retomada estratégica
A melhoria na percepção pública ocorre após uma série de mudanças estruturais no porto. Em janeiro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a federalização do Porto de Itajaí — medida que, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, foi essencial para a retomada das operações e a atração de novos investimentos. O Porto de Itajaí é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Porto de Santos (SP).
As operações haviam sido paralisadas em 2022, quando o governo anterior tentou avançar com o processo de privatização do terminal. A iniciativa, no entanto, gerou insegurança jurídica e afastou investidores. Somente em dezembro de 2023, já sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi assinado um contrato provisório que permitiu a regularização das atividades portuárias.
A reestruturação só foi possível graças à articulação do presidente Lula e do presidente do Sebrae, Décio Lima, que atuaram para garantir a reativação do terminal dentro de um novo modelo de gestão pública e federalizada.