A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. “Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado.
Segundo a nota da Petrobras, a nova estratégia usa duas referências de mercado:
– O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. “Contemple as principais alternativas de suprimentos, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substituídos”.
– O valor marginal para a Petrobras , “baseado no custo de oportunidade dadas como diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação de produtos derivados e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
A Petrobras diz que agora terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos, “se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”.
O presidente Lula (PT) prometeu mudar a política da Petrobras de aumentar os preços locais às taxas internacionais, como os preços globais do petróleo e o câmbio, em uma tentativa de tornar o combustível mais barato.