Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Pix é responsável por 30% das operações de pagamentos no país, aponta pesquisa

2021-06-24 às 15:33

Um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que 30% das operações de pagamento no país são feitas pelo Pix. Só em novembro, quando o sistema foi lançado, o número de transações feitas representava 7% do total.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (24) ainda revelam que os bancos investiram R$ 25,7 bilhões em tecnologia no ano passado, crescimento de 8% em relação a 2019. De acordo com a Febraban, os investimentos em digitalização se devem por mais da metade das transações bancárias serem feitas pelo celular.

Canais digitais representam 67% das transações

A pesquisa apontou ainda que 10% dos investimentos em tecnologia são destinados para cibersegurança, ligados ao crescimento escalável do setor, atendimentos às novas regulações como Pix, open banking e trabalho remoto.

Juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações e são responsáveis por oito em cada dez pagamentos de contas e 90% das contratações de crédito. Já as transações nas agências caíram 28% e foram apenas 3% do total em 2020. Porém, negociação de dívida ainda é feito por esse canal.

Leia a matéria na íntegra do IG