E se fosse pudesse saber, em tempo real, qual o risco de contaminação pelo novo coronavírus no seu bairro ou na sua cidade? Esta é a proposta da plataforma colaborativa ‘Juntos contra o Coronavírus’, criada em março pelo estudante paranaense Faissal Nemer Hajal e uma equipe de pesquisadores voluntários.
Os dados podem ser acessados pelo site https://juntoscontraocovid.org e conta com a ajuda da população para responder perguntas simples e diretas, como estado de saúde, sintomas e histórico de viagens recentes.
“Com esses dados, tratados de forma anônima e seguindo as regras da Lei Geral de Proteçao de Dados (LGPD), o sistema utiliza um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para mostrar no mapa qual é o índice de risco em cada região”, informa a assessoria.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos e podem ser usados para fundamentar as políticas públicas de combate à pandemia. “O sistema mostra o cenário em tempo real, ou seja, as informações podem ser utilizadas, por exemplo, para antecipar a situação em determinada região, ajudando assim na tomada de decisões para alocação de recursos pelas autoridades públicas”, destaca.
A ‘Juntos contra o Coronavírus’ também auxilia a identificar focos de infecção e incentiva as pessoas a reforçarem os cuidados. “Os dados contidos podem ajudar a população a ser mais cautelosa, caso resida ou necessite circular nas áreas de maior risco, e também empresas que se situam ou precisam fazer entregas nestas regiões”, informa.
O conceito da plataforma já é utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos e, atualmente, ela consegue suportar até 10 mil respostas simultâneas. A ‘Juntos contra o Coronavírus’ conta com a parceira de empresas como Amazon, Cloudster e Ge Bit.
Informações: Folha do Litoral Imagens: Reprodução