Em seu editorial no bloco de abertura do programa Ponto de Vista, que foi ao ar neste sábado (1º), o apresentador João Barbiero comentou os bastidores da movimentada semana em Brasília. Todas as atenções se voltaram para a capital do país, em primeiro lugar, pela já tradicional Marcha dos Prefeitos e, em segundo, pelo retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao país, depois de uma espécie de exílio voluntário de três meses na Flórida (EUA).
Com influência dentro do governo federal, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, tem enfatizado a retomada e a concentração de prioridade em programas como o Mais Médicos; Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.
Quanto ao Mais Médicos, Gleisi tem defendido o direcionamento de uma parte dos médicos do programa para o estado do Paraná. Vale lembrar que muitos municípios paranaenses, há anos, enfrentam dificuldades na contratação de profissionais da área da saúde, seja pela oferta salarial, seja pela distância em relação aos grandes centros.
O problema se agrava quando é para atuar na área rural desses municípios. Câmaras de Vereadores já chegaram, no passado, a sugerir elevação substancial do subsídio de prefeitos – que correspondem ao teto salarial dos municípios – para poder ampliar a oferta salarial para médicos nos editais, por dificuldades em atrair interessados em participar de concursos públicos. O tema costuma gerar controvérsia.
Bolsa Família
Quanto ao Bolsa Família, que passou a pagar benefício de R$ 150 por criança, Gleisi defende maior rigor do programa quanto aos cadastros efetuados, para que ele atenda, de fato, quem necessita e depende da transferência de renda. “Para não ter aquelas histórias que já tivemos, inclusive no Paraná, de gente ‘boa de bolso’, como se diz, recebendo Bolsa Família”, frisou o apresentador do Ponto de Vista, João Barbiero.
Minha Casa, Minha Vida
Em conversa com o apresentador, em Brasília, a parlamentar voltou a afirmar o interesse do presidente Lula em restabelecer o programa de habitação Minha Casa, Minha Vida com os mesmos parâmetros de outrora: tanto para reduzir o déficit habitacional, quanto para movimentar a economia, com a criação de mão de obra para as construções e, por conseguinte, a geração de empregos.
Tabela do SUS
Gleisi considera, também, uma necessidade urgente a readequação da Tabela do SUS. “Estive participando, no Ministério da Saúde, de uma reunião, que presenciei o fato de que todos os hospitais filantrópicos, que atendem SUS, estão ‘rastejando’. É terrível o que estão passando e são eles que atendem ao povão, a quem mais precisa, quem não tem plano de saúde”, apontou Barbiero. O comunicador observou que essa pauta tem sido defendida por outros deputados federais, como Beto Preto e Aliel Machado, que também participaram da reunião.
Desgaste
Barbiero destacou, ainda, ao longo do Ponto de Vista deste sábado (1º), que Lula, nesse início de mandato, vai precisar driblar a resistência de setores da sociedade com relação às pautas econômicas – a famosa, porém invisível, instituição “o mercado” – assim como vai precisar negociar tanto com a oposição e quanto com quem, por ser da situação, busca uma posição de prestígio dentro do governo federal. “Os partidos querem espaços no governo, cuja composição ainda não está devidamente pronta”, enfatiza o comunicador.
O retorno do ex-presidente ao país, num momento aparentemente conveniente em meio ao embate Lula x Moro, também foi tema de comentário do apresentador João Barbiero. Segundo ele, nos bastidores, a demora nesse retorno pode ter desarticulado ou, ao menos, reduzido a força da oposição, uma vez que o PL e, até mesmo, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, ficaram meio desorientados com essa “vacância”.
“Com essa vinda, Bolsonaro quis garantir seu espaço no PL, que é um partido grande e também seu salário, pois ele terá uma renda como presidente de honra”, frisou.
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz e T Brasilândia do Sul 105,3MHz.