Segunda-feira, 07 de Abril de 2025

Popcorn & ice cream: o que Bolsonaro falou em inglês durante discurso

Ex-presidente afirma que condenações por crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro são "uma vergonha"
2025-04-07 às 15:50
Reprodução / Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro discursou em inglês durante uma manifestação realizada neste domingo, 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento foi organizado em defesa da anistia aos presos pelos ataques de 8 de janeiro. Bolsonaro criticou a condenação de dois trabalhadores informais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-a como “inacreditável”.

Durante o discurso, Bolsonaro afirmou: “Eu não falo inglês. É uma grande falha da minha formação. Mas quero dar um recado aqui para o mundo. E depois eu faço a tradução para vocês”. Em seguida, declarou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil” (em tradução livre: “Vendedores de pipoca e de sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil”). Ele completou: “Ou seja, é uma vergonha condenar mais esses dois por um crime que não existiu”.

Contexto das condenações

Os vendedores mencionados por Bolsonaro são Otoniel da Cruz, vendedor de picolés, e Carlos Eifler, vendedor de pipocas. Eles foram condenados pelo STF na última sexta-feira, 4 de abril, pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. As penas podem chegar a três anos e seis meses de prisão em regime aberto. Ambos negam envolvimento nos atos golpistas e alegam que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército.

No mesmo evento, Bolsonaro subiu o tom contra o STF, acusando a Corte de agir em conluio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para influenciar as eleições de 2022. Ele também afirmou que, se estivesse no Brasil durante os ataques de 8 de janeiro, estaria “apodrecendo na cadeia”. Além disso, mencionou temer por sua vida, sugerindo que há planos para matá-lo.