Sábado, 28 de Setembro de 2024

Porto de Itajaí começa a contar uma nova história

2024-07-02 às 10:35

Uma nova história do Porto de Itajaí começa a ser contada a partir deste final de semana, com a chegada do primeiro navio de carga conteinerizada após um ano e meio de inatividade em função do desleixo do governo anterior, que não tratou da renovação da concessão dos terminais privados como deveria ter feito. Agora, sob o governo do presidente Lula, 5 mil trabalhadores portuários voltarão aos seus empregos com o desembarque do navio Star Lysefjord, de bandeira norueguesa, trazendo 710 contêineres contendo 2 mil carros elétricos da montadora chinesa BYD.

É o primeiro de muitos navios que atracarão no Porto de Itajaí, agora administrado pela Seara, do Grupo JBS, que já fechou acordo com cinco armadores para a retomada de linhas regulares. Isso acontecerá dentro de 45 dias, prazo para a conclusão do processo de alfandegamento do terminal de contêineres por parte da Receita Federal.

O navio trazendo os carros elétricos atracará na área pública do Porto de Itajaí, numa parceria entre a Seara e a SC Portos. A embarcação, com 204,4 metros de comprimento, saiu há algumas semanas do Singapura e encontra-se, no momento, perto da costa da África do Sul.

da assessoria