Domingo, 13 de Outubro de 2024

Praia fica soterrada após deslizamento no Rio de Janeiro

2022-04-03 às 15:43

A Praia de Itaguaçu, na Praia Grande, em Angra dos Reis, foi soterrada após um deslizamento provocado pelas chuvas no Rio de Janeiro. “Não tenho palavras para explicar”, disse uma testemunha da devastação ocorrida após o temporal, neste sábado (2).

As imagens do antes e depois da pequena praia são impressionantes. Um grande deslizamento de terra por conta do temporal destruiu a praia paradisíaca e deixou a população desolada, conforme demonstram comentários nas redes sociais. Fotos feitas antes do desmoronamento mostram algumas poucas casas, muito verde e o azul do mar.

Angra dos Reis está em alerta máximo devido ao volume histórico de chuva registrado nos últimos dois dias. Pela primeira vez, o volume de água atingiu 655 milímetros no continente, e 592 milímetros na Ilha Grande. A prefeitura da cidade afirma que, no momento, todo o contingente da Defesa Civil, acompanhado de profissionais de diferentes áreas do governo municipal, encontra-se nas ruas, para prestar apoio à população.

Todas as 28 sirenes do sistema de alerta, distribuídas em 20 blocos, que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada, para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

Cinco pessoas morreram por causa da chuva em Angra dos Reis, segundo o município. Seis pessoas seguem desaparecidas, de acordo com familiares. Os mortos são três crianças de, aparentemente, 4, 9 e 11 anos, e dois adultos por volta de 35 e 60 anos, segundo a Prefeitura de Angra. A Defesa Civil foi acionada e cinco pessoas foram resgatadas – três pelos bombeiros e duas pelo SAMU. Todas foram levadas ao Hospital de Japuíba.

do IG