há 4 horas
Amanda Martins

Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para que estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 entreguem a documentação exigida à instituição privada de ensino superior. O objetivo é comprovar as informações declaradas no momento da inscrição, como a renda familiar mensal.
A responsabilidade de verificar local, data, horário e formato de envio dos documentos é exclusiva do candidato. As instituições podem exigir a entrega presencial ou permitir o envio por meio virtual, conforme definido em edital. Caso seja online, a faculdade deve disponibilizar em sua página eletrônica um campo específico para o encaminhamento dos comprovantes.
Os candidatos podem consultar se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), mediante login na plataforma Gov.br. O resultado da primeira chamada foi divulgado em 4 de fevereiro, com mais de 226 mil estudantes pré-selecionados.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Para obter bolsa integral, a renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário-mínimo. Já para a bolsa parcial, o limite é de até três salários-mínimos por pessoa. Em 2026, o MEC destaca que esta é a maior edição do programa em 22 anos, com 595.374 bolsas distribuídas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas.
Candidatos com 18 anos ou mais que realizaram o Enem 2025 para certificação do ensino médio podem solicitar a declaração de conclusão para apresentar na matrícula. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou documento autenticado na Página do Participante. Quem não foi selecionado na primeira chamada poderá manifestar interesse na lista de espera entre 25 e 26 de março, também pelo portal do MEC.