há 4 horas
Giovanni Cardoso
Professores da rede pública e privada passaram a contar com novos benefícios anunciados no último dia 15 de outubro, durante evento em comemoração ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro. A principal novidade foi o lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), que faz parte do programa Mais Professores, criado pelo Ministério da Educação em 2025.
Entre os benefícios previstos estão um cartão de crédito sem anuidade, oferecido pela Caixa Econômica Federal, além de empréstimos pessoais com condições diferenciadas, descontos em crédito consignado e antecipações com taxa mensal de 1,4%. Os detalhes foram apresentados pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira, durante cerimônia realizada no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na zona oeste da capital fluminense.
“Seguiremos ao lado do Ministério da Educação e do Governo Federal com a convicção de que cada professor valorizado representa um futuro construído, e cada estudante apoiado simboliza um Brasil em transformação. A Caixa reafirma, hoje e sempre, seu compromisso de ser parceira de quem ensina, de quem aprende e de quem acredita que, juntos, construiremos um país melhor", declarou Vieira.
A CNDB também dará acesso a descontos em empresas parceiras, incluindo plataformas como iFood, Decolar, Amazon, Samsung e redes de farmácias. Segundo o Ministério da Educação, o cartão permitirá ainda meia-entrada em eventos culturais, condições especiais em hotéis e acesso a ferramentas de trabalho.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a criação da carteira representa um reconhecimento formal da categoria.
“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se dirigiu aos professores e defendeu a educação como instrumento de transformação social.
“Eu quero que os netos de vocês, que os bisnetos de vocês, tenham aquilo que eles têm direito. Quem é pai e quem é mãe sabe: a gente não deseja riqueza para o filho, a gente sonha que o filho da gente tenha uma boa educação, uma boa formação profissional, que lhe dê independência financeira. E é isso que eu quero para esse país. Soberania significa qualidade de vida para o nosso povo", afirmou.
A CNDB está vinculada ao programa Mais Professores e tem como objetivo de promover a valorização e a qualificação dos docentes no país.