O Procon de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira (22) que o tempo de espera na fila do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, seja de 10 minutos, conforme previsto no contrato de concessão firmado com a Arteris Litoral Sul.
No documento assinado pelo diretor Tiago Silva, o Procon destaca que o limite de fila no trecho deve ser de apenas 300 metros. No entanto, mais de 30 quilômetros foram registrados desde a manhã desta quinta-feira.
Por volta das 21h15, o subinspetor da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) informou que o trânsito segue com muita lentidão em mais de 20 km no sentido Sul. Já em direção ao Paraná, eram cerca de 3 km de retenção.
“Nós queremos que as pistas sejam liberadas o quanto antes e que o consumidor seja respeitado e para isto, pedimos agilidade na conclusão das obras”, avalia o diretor do órgão, Tiago Silva.
Por meio da notificação, o Procon solicita que a empresa tome medidas “cabíveis e urgentes para que seja realizado o imediato desbloqueio das vias”. Caso o prazo não seja cumprido, a empresa pode receber a pena de ter que liberar o pagamento no pedágio aos consumidores.
Atualmente, o trânsito flui em apenas pista simples, no sentido Norte e Sul, pois as faixas no sentido Porto Alegre (RS) foram interrompidas para limpeza da via no KM 232,5.
Com a interdição, o fluxo nos dois sentidos foi interrompido, sendo liberado novamente por volta das 5h.
Leia a reportagem completa do NDMais / foto: ilustrativa / arquivo