Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Professora de Turismo da UEPG é única brasileira a integrar guia internacional

2020-08-13 às 17:20

A professora Jasmine Moreira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi a única pesquisadora brasileira a contribuir com uma publicação no guia chamado “Turismo e gestão da visitação em áreas protegidas: diretrizes para a sustentabilidade”, realizado pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Moreira coordena o Laboratório de Turismo em áreas naturais na UEPG e trabalha com temas como tema Geopark e Geoturismo. Para ela, esse tipo de publicação ajuda a ampliar o aprendizado dos gestores em áreas de proteção ambiental, como os que atuam em parques nacionais. “A disponibilidade em outros idiomas é importante para que esse tipo de ferramenta possa auxiliar cada vez mais gestores de áreas protegidas, como os que atuam em parques nacionais, e também, demais estudiosos do turismo”, ressalta.

Originalmente publicado em inglês, o estudo que trata do turismo sustentável em áreas protegidas, foi traduzido em francês, espanhol, português, alemão e agora em língua mongolesa. O objetivo do guia é apontar certas necessidades de infraestrutura fundamental e requisitos de emprego e serviços humanos, todos com ramificações para a economia, sociedade, cultura e meio ambiente. Além de oferecer diretrizes sobre questões-chave para ajudar os gestores a alcançar um turismo sustentável em áreas protegidas.

Para ter acesso ao guia, basta acessar o link.