Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Professora é demitida de escola após responder dúvida de alunos: ‘De onde vêm os bebês?’

2022-11-11 às 14:35

Uma professora afirma ter sido demitida de uma escola particular de Cerejeiras, interior de Rondônia, após explicar aos alunos ‘de onde vêm os bebês’. O tema foi abordado em sala de aula depois de uma estudante do 5º ano pedir explicações.

“Eu estava dando aula normal, quando nos 10 minutos finais uma aluna perguntou: ‘Professora, de onde vêm os bebês? Como eles são gerados? Perguntei para a minha mãe e ela mandou eu perguntar para a senhora’, narrou Elaine Cosmo, 36 anos, que trabalhava na Escola Dimensão.

A docente relata que, diante da questão, perguntou à classe quantos tinham a dúvida. Quatro crianças levantaram as mãos, de um total de dezesseis.

A partir dali, a professora iniciou a explicação. “Falei que precisa de um homem e de uma mulher. Os dois, quando maiores de idade, responsáveis pelos seus atos, em um ato sexual vão conceber um bebê. Também expliquei que o homem produz o espermatozoide e que a mulher gera o bebê por ter o útero”, contou a professora a CartaCapital.

No dia seguinte, após o turno no trabalho, a professora foi chamada para uma reunião com a direção da escola, que afirmou ter sido procurada por um grupo de mães contrárias à abordagem em sala de aula e que exigiam providências. Segundo a instituição, o grupo representava todas as mães do 5º ano.

Elaine diz ter ouvido que ela havia se utilizado de ‘gestos obscenos’ e ‘linguagem inapropriada’ com a turma, o que a professora nega.

Leia a reportagem completa da Carta Capital