Sábado, 20 de Abril de 2024

Próxima semana deve ser marcada por onda de frio intenso no Brasil; entenda

2022-05-12 às 14:42
Foto: Reprodução/MetSul

Uma frente fria que se aproxima do Brasil vai derrubar as temperaturas em várias regiões, com efeitos sentidos principalmente na próxima semana. São esperadas geadas em estados do Sudeste e Centro-Oeste e há possibilidade de neve para alguns municípios do Sul.

A sexta-feira (13) será marcada pelo frio intenso, que deve resultar em geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essas condições seguirão para o fim de semana, que contará também com grandes volumes de chuvas em grande parte do sul do país.

De acordo com o Climatempo, o território brasileiro também sentirá o aumento da umidade provocada por um ciclone extratropical que ficará estacionado no Oceano Atlântico por alguns dias. Além disso, está prevista a chegada de uma massa de ar polar que vai reforçar o frio, principalmente entre os dias 17 e 19 de maio.

Neve

A semana seguinte pode ser desafiadora para os gaúchos e catarinenses, pois há possibilidade de neve em muitos municípios serranos. O fenômeno se resultará da fusão da massa de ar frio esperada para a região com a umidade gerada pelo ciclone no oceano. Os moradores desses locais devem sentir a mudança radical na temperatura a partir de terça-feira (17).

Ponta Grossa e região

Segundo o Simepar, esta sexta-feira (13) iniciará com temperaturas baixas em todo o Paraná, porém as condições meteorológicas não são favoráveis para a formação de geada no estado. Em Ponta Grossa, a mínima será de 13ºC e a máxima de 20ºC. No sábado (14) podem ocorrer chuvas e temperatura deve variar entre 12ºC e 18ºC. Já para o domingo (15) a previsão é de chuva, mínima de 15ºC e máxima de 20ºC.

Leia a matéria completa do UOL