A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (6), revela que, dois anos após os atos de 8 de janeiro de 2023, a grande maioria dos brasileiros (86%) desaprova as invasões às sedes dos Três Poderes. Durante os episódios, vândalos invadiram e depredaram a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede do Executivo.
De acordo com o levantamento, apenas 7% dos entrevistados manifestaram apoio aos atos, enquanto outros 7% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro com 8.598 pessoas, apresentando margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Esse é o terceiro estudo conduzido pela Quaest sobre o tema. Os dados anteriores, de fevereiro e dezembro de 2023, indicaram índices de desaprovação de 94% e 89%, respectivamente.
A pesquisa também revela que metade dos entrevistados (50%) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve alguma influência nos ataques. Por outro lado, 39% dos participantes discordam dessa visão, e 11% não souberam ou não responderam à questão.
Informações: CNN Brasil