Durante o ‘WW Especial’, que foi ao ar nesse domingo (23), o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, pontuou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem, neste momento, um adversário capaz de superá-lo nas eleições de 2026.
Segundo a CNN Brasil, Meirelles destacou que o governo Lula iniciou com uma popularidade baixa, algo que é típico após uma eleição acirrada. “O governo Lula parte aí de um terço que votou no Bolsonaro, claramente sem botar fé nenhuma no governo, aí você teve um número grande de 20% dos brasileiros, 20 e poucos por cento, de abstenção, nulos e brancos”, explicou.
O analista ainda afirmou que é difícil reverter a consolidação da posição do eleitorado, mas ponderou que isso não necessariamente impacta no resultado das urnas em 2026. “”Isso interfere na eleição? Qual é o papel efetivamente da queda de popularidade na construção de um cenário?”, questionou.
“O que ninguém está considerando, quase ninguém está considerando, é uma coisa meio óbvia para quem acompanha a política. Para o Lula perder, ele precisa perder para alguém, e esse alguém hoje está longe de existir”, complementou Meirelles.