Saiba por que celulares superaquecem e como evitar o problema | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Saiba por que celulares superaquecem e como evitar o problema

2023-07-03 às 15:09
Foto: Reprodução/Pixabay

Você está no parque ou na praia em um dia de muito sol e, de repente, seu celular para de funcionar porque está superaquecido. Por que esses aparelhos sofrem com o calor e o que podemos fazer quando isso acontece?

Assim como temos dificuldade para desempenhar nossas atividades cotidianas quando está muito quente, isso acontece com o processador dos nossos telefones — um chip interno responsável por suas principais funções. “As coisas internas que realmente fazem tudo funcionar, infelizmente, geram calor”, diz Roz Wyatt-Millington, professora sênior de engenharia eletrônica e elétrica na Leeds Beckett University, na Inglaterra.

Roz diz que os eletrônicos são geralmente projetados para funcionar até 35ºC. “As baterias armazenam energia e são projetadas para funcionar em determinadas temperaturas. Quanto mais quentes elas ficam, mais precisam trabalhar e mais energia gastam”, diz ela.

O que fazer para resfriar o telefone

Não o carregue

“Se estiver muito quente, quando você está carregando o telefone, você está gerando calor. Quando o aparelho está carregando, ele fica mais quente”, explica Roz.

Escolha o local ideal

“Mantê-lo fora da luz direta do sol ajuda. Não o deixe no carro, mantenha-o na sombra o máximo possível. Coloque-o na frente de um ventilador, se puder.”

Leia a matéria completa da BBC News