Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Secretária sorteia a própria mãe em evento da Prefeitura; veja vídeo

Sorteio transmitido ao vivo levanta suspeitas após familiares da secretária vencerem prêmios em anos seguidos; Prefeitura nega má-fé e anuncia doação
2025-05-19 às 11:18

Um sorteio realizado pela Prefeitura de Presidente Médici, no Maranhão, para celebrar o Dia das Mães, provocou forte repercussão negativa após a secretária municipal da Mulher, Silvane Costa, sortear a própria mãe como vencedora do prêmio principal, uma máquina de lavar. O evento, transmitido ao vivo nas redes sociais no domingo (11), gerou suspeitas de fraude e levantou questionamentos sobre a lisura das ações promovidas pelo poder público local. A nota oficial sobre o caso foi divulgada nos último dias pelo prefeito do município.

Vídeo mostra impedimento de embaralhamento e sorteio de familiares

As imagens do sorteio mostram o momento em que uma mulher adiciona mais um papel à urna já cheia, enquanto um vereador tenta embaralhar os papéis, mas é impedido por Silvane Costa. Logo em seguida, a secretária retira o papel com o nome da mãe, Maria de Oliveira Costa, e anuncia o resultado emocionada. O vídeo viralizou e internautas passaram a apontar possível manipulação do sorteio.

A polêmica se ampliou quando vieram à tona registros de edições anteriores do evento, nos quais outros familiares da secretária também foram contemplados. Em anos anteriores, a sogra, uma tia e uma cunhada de Silvane Costa já haviam sido sorteadas para receber prêmios oferecidos pela prefeitura. Em uma das transmissões, a própria apresentadora do evento chega a brincar: “Aqui já ganhou tia, já ganhou sogra, falta só a mãe”.

Prefeitura nega fraude e anuncia doação do prêmio

Diante da repercussão, a Prefeitura de Presidente Médici divulgou nota oficial negando qualquer intenção de favorecimento ou má-fé. Segundo a administração municipal, tanto a secretária quanto sua mãe decidiram, de forma voluntária, não receber o prêmio. A máquina de lavar será doada a uma família em situação de vulnerabilidade social, acompanhada pela Secretaria de Assistência Social.

“A decisão foi tomada diante das dúvidas levantadas após o sorteio. A máquina de lavar será doada a uma das famílias em situação de vulnerabilidade, como gesto de equidade e justiça social”, informou a Prefeitura em nota.