O segundo caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil em São Paulo. Trata-se de um homem de 29 anos que está isolado em sua casa em Vinhedo, interior do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo a nota, o caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras erupções na pele ainda na Europa.
O homem havia desembarcado no Brasil em 8 de junho, mas a confirmação foi feita neste sábado (11). A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o Estado, informa que está monitorando o caso e seus respectivos contatos.
O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), também está em contato direto com o estado para monitoramento do caso e rastreamento dos contatos do paciente. Mais cedo, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse em entrevista à CNN que a maioria dos casos da doença se desenvolve em quadros leves.
“Na maioria dos casos, a doença tende a ser muito leve. Tanto é que temos 29 países com diagnóstico da varíola dos macacos, e das quase 900 pessoas, todas elas estão bem clinicamente”, disse.