O senador Marcos do Val (Podemos-ES) enviou requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os métodos de apuração das pesquisas eleitorais dos principais institutos brasileiros.
De acordo com a CNN, o senador informou ter reunido 29 assinaturas – duas a mais do que o necessário– em apoio ao pedido de abertura da CPI. Segundo o senador, a comissão é necessária para “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”. O pedido foi feito um dia após o primeiro turno das eleições.
Na terça (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o pedido de CPI será tratado dentro da normalidade e de acordo com o regimento da Casa. Ele não se pronunciou sobre o assunto nesta quarta.
Com informações da Agência Senado e CNN