Provavelmente você já olhou o calendário hoje e percebeu que é dia 13. Mas não se trata de qualquer dia 13, não é mesmo? Dessa vez, o número coincidiu com um dia da semana específico: a sexta-feira. Assim, a tão temida “sexta-feira 13” chegou!
No entanto, o que será que há de tão assustador por trás dessa data? Embora existam muitas teorias sobre isso, a principal delas remete a 13 outubro de 1307, uma sexta-feira, na França. A história conta que o Rei da época, Filipe IV, ordenou que todos os membros dos Cavaleiros Templários fossem perseguidos, torturados e presos. Com essa determinação, muitas vidas foram perdidas e o dia foi dado como sangrento e amaldiçoado.
Descubra os significados do número 13 em diferentes vertentes:
Questão cultural
Nem todo o mundo associa o número às coisas ruins. Na Itália, por exemplo, 13 é considerado um número de muita sorte, enquanto na Índia é visto como sagrado, amuleto da sorte e, algumas regiões do país, se refere a Deus.
Por isso, vale ter em mente que algumas crenças são questões culturais que mudam conforme o local. Se alguns povos consideram o número como algo bom, talvez ele realmente seja positivo, não é mesmo?
Numerologia
Quando analisamos o número, precisamos considerar três significados: o número 1, que representa liberdade; o número 3, que simboliza otimismo; e, por fim, o número 4 que é a soma dos dois primeiros (1+3) e representa regras e disciplina.
Essa análise nos leva a um resultado de contradição, já que há sentimentos e ideias opostos dentro de um mesmo número. Por isso, algumas pessoas associam o 13 às energias ruins e turbulentas. Outras, porém, acreditam que ele é símbolo de equilíbrio entre as forças e, assim, traz sorte.
Tarô
A 13ª carta do tarô traz o arquétipo da morte e, embora isso pareça motivo suficiente para ter medo do número, as coisas não são bem assim! Para o tarô, a morte simboliza renovações e transformações, como o encerramento de um ciclo e início de outro.