Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

Sistema de pagamentos Pix é alvo de reclamações dos EUA

2025-07-16 às 12:15

Em uma investigação iniciada na terça-feira (15), os EUA mencionaram o Pix como parte de um processo contra o Brasil, acusando o país de favorecer seus próprios serviços de pagamento eletrônico, em detrimento das empresas norte-americanas. Segundo o Escritório de Representação Comercial dos EUA (USTR), o Brasil adotou práticas “desleais”, destacando como exemplo o sistema de pagamentos criado pelo governo brasileiro.

“O Brasil também parece se engajar em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, cita o documento do Escritório.

De acordo com a CNN, o caso mais emblemático dessa disputa ocorreu quando o WhatsApp Pay, sistema de pagamento controlado pela Meta, foi lançado no Brasil. Em junho de 2020, após testes na Índia, o serviço foi interrompido pelo Banco Central e pelo Cade devido a preocupações com a concorrência e com os riscos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Enquanto o WhatsApp Pay enfrentava obstáculos, o Banco Central avançava com os testes e a criação do Pix, que foi lançado oficialmente em novembro de 2020. O sistema de pagamentos foi um sucesso imediato entre os brasileiros. Porém, o WhatsApp Pay só foi autorizado a operar em 2021, mas a plataforma não conseguiu emplacar, já que o Pix já era amplamente popular no país.