A Justiça paulista condenou o cantor bolsonarista José Luiz Bonito a pagar uma indenização de R$ 15 mil à jornalista Miriam Leitão, da Globonews.
Bonito, que se apresenta como Roberto Boni, é cover de Roberto Carlos e tem um canal no Youtube chamado Canal Universo.
Em outubro de 2018, quando o canal tinha 485 mil inscritos, ele realizou uma transmissão na qual chamou a jornalista de “terrorista”, “nojenta” e “psicopata”, além de dizer que ela tinha assaltado um banco, entre outras ofensas.
“Ela faz jus ao nome dela…, uma terrorista, presa por assalto ao Banespa”, afirmou, na ocasião. “Tava com um trinta e oitão, e os militares meteram ela na cadeia”.
No processo aberto contra o cantor, Miriam afirmou que nunca assaltou banco algum e disse que ele “atuou com claro intuito de macular sua honra objetiva e reputação, indo muito além de mera crítica à sua posição política ou atuação jornalística”.
“É evidente que uma postagem como essa —chula, grosseira, baixa e sexista— atingiu em cheio sua reputação e dignidade, surtindo efeitos até hoje, pois, como frisou em seu depoimento pessoal, ainda é ridicularizada e chamada de terrorista não só no ambiente virtual, mas ao sair às ruas do país”, afirmaram à Justiça os advogados Ivan Santiago e Karla Dutra, que representam a jornalista.