O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o leilão de um avião do cantor Wesley Safadão em um processo movido por vítimas de um suposto esquema de pirâmide financeira chefiado por Francisley Valdevino da Silva, conhecido como ‘Sheik dos Bitcoins’.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (12). O leilão estava marcado para acontecer a partir de quinta-feira (15), com lance inicial de R$ 47 milhões.
Francisley é apontado pela Polícia Federal como líder de um esquema que movimentou cerca de R$ 4 bilhões por meio de fraudes envolvendo pirâmide financeira com comercialização de criptomoedas. Ele foi alvo de uma operação da PF.
Wesley Safadão alega ter sido vítima do golpista e afirma ter recebido o avião como garantia de pagamento por um investimento feito na empresa do investigado.
Por outro lado, as vítimas do suposto esquema ingressaram com uma ação pedindo o bloqueio de bens de Francisley como garantia de pagamento de investimentos feitos. A aeronave está na lista.
De acordo com a decisão, o leilão da aeronave deve ficar suspenso até o julgamento de recursos pendentes sobre o caso.
O advogado do cantor, Willer Tomaz, afirmou que “a decisão do STJ restabelece a justiça e o devido processo legal” e que a aeronave foi adquirida “de forma legítima, honesta e de boa-fé”.