Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Superintendência do Porto de Itajaí e secretaria de Turismo iniciam discussões sobre projeto de novo píer de cruzeiros

2025-04-15 às 14:11
Foto: Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí poderá ganhar um novo espaço voltado ao turismo nos próximos anos. A Superintendência do Porto e a Secretaria Municipal de Turismo iniciaram as discussões para a elaboração de um Plano de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (PVTEA) para a construção de um píer turístico na cidade. O objetivo é qualificar o receptivo de passageiros de cruzeiros e ampliar os impactos positivos do setor na economia local.

A proposta, ainda em fase inicial de estudos, prevê a construção do píer ao lado do Centreventos, uma área estratégica para o acolhimento de turistas que desembarcam no município por meio de transatlânticos. De acordo com o superintendente do Porto, João Paulo Tavares Bastos, a iniciativa busca consolidar Itajaí como um porto de origem e destino, ou seja, ponto de embarque e desembarque de passageiros. “Com o píer turístico, vamos gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou em comunicado divulgado pelo Porto.

A parceria entre a Superintendência do Porto e a Secretaria de Turismo visa estruturar os estudos técnicos e o projeto executivo da obra. Tavares Bastos destacou ainda que esteve recentemente em Brasília, onde recebeu apoio do Ministério dos Portos para avançar com a proposta. Segundo ele, o plano também considera as demandas dos trabalhadores portuários envolvidos nas operações. Para o secretário de Turismo, Ronaldo Jansson Junior, a construção do píer poderá fortalecer diversos setores da cidade.

A discussão sobre o novo equipamento turístico acontece em um momento de alta no setor. A temporada 2024/2025 de cruzeiros, encerrada recentemente, foi considerada a maior da história do Porto de Itajaí. Segundo dados oficiais, 40 transatlânticos passaram pela cidade durante o período, movimentando mais de 180 mil turistas.

Além do aumento expressivo no fluxo de visitantes, a temporada teve impacto direto na geração de empregos e na dinamização da economia local, com benefícios percebidos em áreas como comércio, hotelaria, transporte e serviços. “A temporada foi histórica. Essa foi a maior da história do Porto de Itajaí. É o governo federal fazendo o Porto bombar”, declarou Tavares Bastos.

A expectativa agora é que, com a implantação do píer turístico, Itajaí esteja ainda mais preparada para receber grandes volumes de passageiros e aproveitar de forma mais ampla o potencial econômico do setor de cruzeiros.

com infomações do Porto de Itajaí