Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Telegram dispara mensagem ligando PL das Fake News à censura

2023-05-09 às 17:15

O Telegram enviou mensagens contundentes aos seus usuários nesta terça-feira (9) em oposição ao Projeto de Lei das Fake News. Segundo a plataforma, a proposta “irá acabar com a liberdade de expressão” e que o Brasil está prestes a aprovar uma lei que concederá ao governo poderes de censura sem a devida supervisão judicial. O Telegram classifica o PL 2630 como uma das legislações mais perigosas já propostas no país.

O embate entre o Telegram e a justiça brasileira se intensificou devido à alegação de que a plataforma não teria cumprido pedidos judiciais de identificação de usuários envolvidos em grupos neonazistas. Na última semana, porém, a plataforma disse que não descumpriu nenhuma notificação.

O Projeto de Lei das Fake News tem como objetivo estabelecer a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Ele estabelece obrigações para redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca em relação à identificação e remoção de contas e conteúdos considerados criminosos. Por conta dos recentes ataques em escolas espalhadas pelo Brasil, a discussão em torno da aprovação do projeto ganhou ainda mais destaque.

leia a matéria completa no Terra