Telegram sai do ar no Brasil após decisão da Justiça | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Telegram sai do ar no Brasil após decisão da Justiça

2023-04-27 às 08:13

O Telegram saiu do ar no Brasil após uma decisão da Justiça, na noite desta quarta-feira (26). A decisão foi tomada depois que a empresa que controla o aplicativo não entregar todos os dados de grupos neonazistas que estão sob investigação da Polícia Federal.

Com a decisão, a Justiça determinou que as lojas de aplicativo e operadoras de telefonia móvel deixassem o aplicativo indisponível. Por volta das 21h30 de quarta, diversos usuários relataram instabilidades no Telegram.

Com o serviço fora do ar, confira algumas opções para troca de mensagens.

SMS

Principal ferramenta de troca de mensagens nos anos 2000, o SMS ainda tem o seu lugar hoje em dia. Ele não depende de conexão com a internet, somente do sinal do celular (que não precisa estar conectado à rede 4G, por exemplo).

O serviço é pago na maioria das operadoras, mas vale conferir o seu plano oferece algum pacote de envios diários. Algumas ofertas incluem SMS ilimitados a um preço baixo por dia.

Por SMS é possível enviar mensagens de texto para qualquer número de celular. O envio de imagens ocorre pelo chamado MMS, que pode custar mais caro e muitas vezes demora para chegar.

WhatsApp

O WhatsApp tem praticamente todas as funções do Telegram. Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G).

Lá você vai encontrar figurinhas, opção de mensagens de áudio, vídeo, foto. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo.

É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Messenger

O Messenger é um aplicativo criado a partir do antigo bate-papo do Facebook e está disponível para Android e iOS. Assim como o WhatsApp, para trocar mensagens com os amigos, é preciso estar conectado à internet (Wi-Fi, 4G e 3G).

Para quem tem conta no Facebook, basta fazer o login com e-mail e senha. O aplicativo será integrado à conta. Na página inicial, o usuário encontra a lista de amigos do Facebook que estão online.

Além da troca de mensagens, também é possível enviar fotos, áudios, vídeos e arquivos pelo Messenger. O aplicativo também conta com o recurso de chamada de vídeo.

iMessage

Disponível somente para iPhones e outros produtos da Apple, o iMessage funciona como um híbrido entre SMS e WhatsApp – isso porque ele fica integrado ao aplicativo de mensagens de texto do iOS e do Mac.

É possível enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios, mas ele depende de uma conexão com a internet (Wi-Fi, 3G ou 4G). Ele também tem opção para realizar chamadas de vídeo ou voz.

Instagram

Além do compartilhamento de fotos, o Instagram também possui um recurso de troca de mensagens com quem está cadastrado na rede social. É necessária uma conexão com internet para funcionar (Wi-Fi, 4G ou 3G).

O Instagram permite a troca de mensagens, fotos, vídeos, áudios e chamadas de vídeo. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Após realizar o cadastro ou fazer o login com a conta no Facebook, basta clicar no ícone de balão de conversa que fica no canto superior direito. Depois disso, basta procurar pelo nome de quem você deseja conversar na barra de pesquisa.

Signal

O Signal também é muito parecido com o WhatsApp e tem foco adicional em privacidade e segurança. Um dos seus trunfos é o envio de mensagens com remetente oculto (apenas um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa).

Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Discord

O Discord é bastante popular entre gamers, mas tem chamado a atenção de muita gente. Ele é centrado em grupos nos quais centenas de pessoas podem se reunir para conversar sobre determinado tema por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs.

Ao entrar no aplicativo é preciso procurar por “servidores”, que funcionam como fóruns (alguns deles são privados e exigem um convite do administrador). Dentro de cada servidor é possível criar diversas salas, chamados de “canais”, onde são definidos subtemas.

Os servidores possuem canais para conversar por voz ou por vídeo. Também é possível adicionar amigos para conversar individualmente.

O Discord funciona como uma rede social – para adicionar pessoas é preciso saber seu nome de usuário. Sua interface e recursos lembram bastante a do aplicativo corporativo Slack.

do G1 Tecnologia