Quarta-feira, 12 de Março de 2025

Tragédia da Boate Kiss completa 12 anos

Familiares, amigos e organizações da sociedade civil realizam atos de lembranças e cobram justiça pelos crimes cometidos
2025-01-27 às 17:20

Na madrugada desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2025, Santa Maria relembra uma das maiores tragédias da história do Rio Grande do Sul. Há 12 anos, um incêndio na Boate Kiss ceifou a vida de 242 jovens e deixou 636 sobreviventes marcados para sempre.

As homenagens começaram no domingo, dia 26, com uma vigília na Praça Saldanha Marinho. Familiares e amigos realizaram uma caminhada silenciosa e um ato chamado “Muro da Memória”, onde 242 velas e fotos das vítimas foram expostas.

A cidade prepara um memorial emocionante para eternizar a memória das vítimas. O projeto prevê um jardim circular com 242 pilares de madeira, cada um representando uma vida perdida. O espaço contará com um auditório, sala multiuso e um local para preservar a história deste trágico evento.

Processo Judicial

Os quatro réus responsabilizados pelo incêndio estão presos desde outubro de 2024, após decisão do ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal. O julgamento em dezembro de 2021 os condenou por 242 homicídios com dolo eventual e 636 tentativas de assassinato.

Organizações como a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o ‘Coletivo Kiss: Que Não se Repita’ continuam lutando para que a memória das vítimas não seja esquecida e para prevenir tragédias semelhantes.

Por Heryvelton Martins.